sábado, 14 de maio de 2011

Hummm...próprio para estes dias frios.

Creme de Abóbora com Provolone

Ingredientes:

- 1kg de abóbora descascada em cubos
- 1 litro de leite
- 3 xícaras de água
- 1 colher de chá de sal
- pimenta do reino a gosto
- 500ml de creme de leite fresco
- 90g de manteiga
- salsa fresca picada
- 1/2 colher de sopa de gengibre ralado(se preferir, use cebola)
- 3 colheres de provolone radado.

Preparo:

Em uma panela coloque o gengibre ralado e a metade da manteiga e adicione a abóbora em cubos e refogue rapidamente. Adicione a água e deixe cozinhar até que a abóbora fique macia. Após esfriar, bata essa mistura no liquidificador com o leite. Com o restante da manteiga numa panela, acrescente o purê com cuidado. Deixe ferver em fogo baixo e acrescente o sal e o creme de leite fresco aos poucos. Deixe por mais cinco minutos no fogo. Antes de servir, acrescente a pimenta, o provolone e a salsinha.

Receita de: Patrí­cia Lima

Mais Receitas

                                            VASISTHÁSANA- ÁSANA DE EQUILIBRIO NOS BRAÇOS
MATSYÁSANA -ÁSANA DE EXTENSÃO

 Não devemos negligenciar ou negar o corpo,tampouco devemos nos fixar nele,nosso  eu mortal,o objetivo da Yoga é descobrir  nosso EU imortal,viver plenamente tanto fisica e espiritualmente.
                                                                    B.K.S.IYENGAR

A Jornada Interior ( cont.)


 A verdadeira saúde não depende sómente do bom funcionamento do corpo físico de nosso ser,mas também  da vitalidade,força e sensibilidade dos corpos internos mais sutis. Achamos que nosso corpo físico é constituido apenas por, pele,ossos,músculos,órgãos internos,etc.Para a yoga essa é apenas a camada mais externa  do corpo,ANNAMAYA KOSA,é esse corpo anatômico que envolve os quatro outros corpos sutis ou KOSAS.
B.K.S.Iyengar nos trás uma boa comparação para entendermos melhor,ele compara estes corpos como uma cebola,que se apresenta em camadas de fora para dentro,se encaixando uma no interior da outra.
Então teremos:  ANNAMAYA KOSA - corpo físico
                         PRANAMAYA KOSA - corpo enegético
                        MANOMAYA KOSA  - corpo mental
                        VIJNANAMAYA KOSA - corpo intelectual
                        ANANDAMAYA KOSA - corpo espiritual.
É essencial que o adepto da Yoga entenda a necessidade de integrar e equilibrar  os Kosas,por exemplo ,os corpos mental e intelectual,devem funcionar bem para que possamos observar,analizar e refletir o que está acontecendo nos corpos físico e energético e fazer ajustes.Ou seja, o corpo físico  não está separado da mente e da Alma.
Por
B.K.S. Iyengar, (conhecido por Yogacharya B.K.S. Iyengar) nasceu Bellur Krishnamachar Sundararaja Iyengar, (Índia, 14 de dezembro de 1918), é o fundador do Iyengar yoga e um dos mais respeitados professores de yoga no mundo. 
SHANTI,SHANTI,SHANTI.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Yoga,para todas as idades!



Escola de Yoga Flor de Lótus

                                                                                    
                                                                                       Contato: 84160762 ou 3251-2978

domingo, 8 de maio de 2011

Experimente mais uma gostosura...

 

Tabule de Quinua Real - 4 pessoas

2 xícaras de quinua real cozida e fria
4 tomates sem sementes cortados em pedacinhos
1/2 xícara de salsa picada
1/4 xícara de folhas de hortelã picada
4 colheres de sopa de azeite de oliva
2 colheres de sopa de suco de limão Sal a gosto


Modo de preparo: Misturar todos os ingredientes e deixar na geladeira por 2 horas. Antes de Servir temperar com azeite e limão. Sal a gosto.
Fonte: http://www.quinuareal.com.br
 

Corpos e Revestimentos humanos.

" Como dois pássaros de plumagem dourada,inseparáveis companheiros,assim o EU individual e o EU imortal se empoleiram nos galhos da mesma árvore.O primeiro prova as frutas doces e amargas da árvore da vida,o segundo,nada experimentando,observa calmamente".
                                                     ( Mundaka Upanisad).

Noções Indispensáveis (continuação),Caminhando para o Interior

Como poderemos descobrir e revelar o nosso SER mais íntimo,através de estudos profundos de grandes sábios,estes observaram os vários invólucros da existência,começando pelo corpo indo para mente e pela inteligência até chegar à Alma. A caminhada iogue, nos conduz do exterior, corpo,para o centro do nosso ser (Alma).
Três são os corpos conhecidos na Tradição Sabedoria da Índia como os três níveis da consciência,e se expessa por meio do CORPO FISICO,CORPO SUTIL,CORPO CAUSAL (Sariras).

Corpo Físico (Sthula-sarira) este é constiuído dos cinco elementos em que as moléculas se agrupam formando de forma visível,ou seja é este corpo que nós conhecemos,vemos e tocamos,onde impera o "eu",consequentemente o "ego",sujeito ao nascimento e á morte. Porém segundo os Upanisads,tudo que pode ser visto ou sentido não é o EU,portanto,este corpo físico é apenas um invólucro denso da consciência.

Corpo Sutil (Suksma-sarira) constituido por dezessete elementos: cinco órgãos da ação (karmendrias),cinco órgãos de percepção (jnanendrias), cinco pranas (prana,apana,samana,udana,vyana), mente (manas),intelecto (buddhi).
É o corpo sutil que dá vitalidade ao corpo físico,através do campo de energia e necessidades psíquicas como: sentir fome,sede,alegria,dor,etc.,ele nos mostra os desejos,do "meu" do "eu quero",neste corpo as emoções e os pensamentos se expressam.

Corpo Causal (karana-sarira) é a causa e toda a potencialidade da existência dos outros dois corpos.Nele reside a falta do conhecimento(ignorância) básico,da existência,de não sabermos quem somos.
Swami Sivananda nos diz que não somos este corpo causal,somos Observador que tudo observa,incluindo este corpo,sendo ele mais duradouro que o corpo fisico,também deixará de existir quando todas as impressões nele contidas de todas as experiências corporais chegarem ao fim. ( Senda do Yoga).
Além destes três corpos,estes se subdividem em cinco revestimentos conhecidos como KOSAS (KOCHAS),que falaremos no próximo encontro.
Boa semana.
NAMASTÊ.