sábado, 14 de maio de 2011

A Jornada Interior ( cont.)


 A verdadeira saúde não depende sómente do bom funcionamento do corpo físico de nosso ser,mas também  da vitalidade,força e sensibilidade dos corpos internos mais sutis. Achamos que nosso corpo físico é constituido apenas por, pele,ossos,músculos,órgãos internos,etc.Para a yoga essa é apenas a camada mais externa  do corpo,ANNAMAYA KOSA,é esse corpo anatômico que envolve os quatro outros corpos sutis ou KOSAS.
B.K.S.Iyengar nos trás uma boa comparação para entendermos melhor,ele compara estes corpos como uma cebola,que se apresenta em camadas de fora para dentro,se encaixando uma no interior da outra.
Então teremos:  ANNAMAYA KOSA - corpo físico
                         PRANAMAYA KOSA - corpo enegético
                        MANOMAYA KOSA  - corpo mental
                        VIJNANAMAYA KOSA - corpo intelectual
                        ANANDAMAYA KOSA - corpo espiritual.
É essencial que o adepto da Yoga entenda a necessidade de integrar e equilibrar  os Kosas,por exemplo ,os corpos mental e intelectual,devem funcionar bem para que possamos observar,analizar e refletir o que está acontecendo nos corpos físico e energético e fazer ajustes.Ou seja, o corpo físico  não está separado da mente e da Alma.
Por
B.K.S. Iyengar, (conhecido por Yogacharya B.K.S. Iyengar) nasceu Bellur Krishnamachar Sundararaja Iyengar, (Índia, 14 de dezembro de 1918), é o fundador do Iyengar yoga e um dos mais respeitados professores de yoga no mundo. 
SHANTI,SHANTI,SHANTI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário