sábado, 21 de maio de 2011

Tudo que é físico está sempre mudando,portanto sua realidade não é constante,eterna.Nesse sentido, a natureza é como um ator que desempenha diferentes papéis.Ela nunca tira as roupas e a maquiagem e vai para casa,apenas troca de papel,sempre e sempre.Assim ,com a natureza,nunca sabemos bem onde estamos,principalmente porque também somos parte dela. 

B.K.S.IYENGAR.

Vivendo entre o céu e a Terra

 Não há como progredir rumo á liberdade suprema sem transformações,esta é a grande questão  em nossas vidas,quer na yoga ou não,se entendesse-mos como funciona a mente e o coração,tería-mos a chance de responder  á pergunta: Por que estou sempre cometendo os mesmos erros?
Podemos sempre nos modificar e melhorar. Somos seres mutáveis por natureza e vivemos em constante mutação. A vida nos permite crescente desenvolvimento e evolução em todos os níveis, além de um ‘continuum’ em ampliação e expansão de consciência.
Este “continuum” em ampliação e expansão de consciência acontece quer queiramos quer não. A própria vida e as situações em que vivemos se encarregam para que isto aconteça. Faz parte da arte do viver e da nossa evolução enquanto ser humano. Quanto mais nos ajudamos neste processo de evolução, através do autoconhecimento, mais crescemos e evoluímos seguindo o fluxo da vida e, mais, realmente, saberemos o que queremos e qual a melhor escolha a se fazer;sendo o ser humano um continuum,não há fronteiras tangíveis entre os kosas (corpos sutis),assim como não há fronteiras entre o corpo,mente e a Alma.

Nós seres humanos vivemos entre duas realidades: o céu e a terra. A terra representa tudo que é prático,material,tangível e copóreo,todos partilhamos este mundo e seus conhecimentos por meio de descorbertas, observações e vasta experiências coletivas acumuladas. Há um nome para tudo isso: NATUREZA,que em sânscrito se chama PRAKRTI,composto de cinco elementos: terra,água,fogo,ar e espaço ( ou éter ),coincidentemente,o corpo é formado por esses mesmos cinco elementos e por isso recebe também o nome de PRAKRTI,fazemos parte da natureza cósmica.
Assim , a humanidade está com os pés bem plantados na terra,e a cabeça no céu,não ao céu da biosfera terrestre,nem a um lugar que tenha uma existência física,por mais distante que seja,poderemos substituir por "pés plantados na terra e cabeça no plano celestial",pois sugere algo que não é físico,abrindo possibilidades de que é algo PERFEITO,sendo que nada físico pode ser perfeito,já que os fenômenos são instáveis,UNIVERSAL,isto é uno,ao passo que a natureza é mútipla com sua diversidade,é ONIPRESENTE,está em toda parte,não sendo físico,não é limitado nem definido por localização,É REAL E ETERNO,não sofre mutação e é constante,diferente do que é físico que está sempre mudando e não é constante.


B.K.S.IYENGAR