quinta-feira, 7 de julho de 2011

Pranayama 4ª pétala da yoga (estágio).

A maioria de nós ocidentais, temos a respiração tão-sómente como um ato fisiológico,o qual o organismo utiliza o oxigênio do ar a fim de efetuar a transformação quimica para que o sangue o distribua,ou faça a nutrição das células. Dos mamíferos o homem é o único que por causas patológicas ou deploráveis mau hábitos,na ânsia de respirar, ficar sem oxigênio,às vezes respira pela boca,sendo uma forma errônea de respirar,pois de ordem física começa com a insuficiente alimentação de ar nos pulmões,sujeitando-se à infecções por germes do ar.
O nariz não foi feito sómente para compôr o design do rosto,mas sim para cumprir um papel importantíssimo no ato de respirar,as narinas são filtros contra poeiras,graças à ação bactericida de seu muco,livra-nos de insidiosos invasores,aquece naturalmente o ar frio do inverno antes de chegar aos pulmões.
Pois bem, diante desta breve explanação,passaremos a entender o que significa a palavra sânscrita Pranayama,que é o domìnio sobre o Prana.
PRANA- energia vital,ou cósmica.Para os Upanishades prana é o sopro de DEUS que penetra o universo em todos os níveis.
YAMA -disciplina
PRANA + YAMA= canalização da força vital.
PRAN+AYAMA= expanção da força vital.
Portanto pranayama é o esforço disciplinar da respiração de forma que ela se torne mais que um gesto puramente físico.Respirar é interagir com um mundo de energias,uma relação que exige consciência,cuidado e harmonia.
Aguardem a continuação deste assunto,importante e saudável.