Chutney de Abacaxi
O chutney deve ser “picante demais para agüentar, porém doce demais para resistir”.
Tempo de preparo e cozimento: 1 hora
Rendimento: 2 xícaras ( 500 ml)
- 3 colh. sopa (60 ml) de ghi
- 2 colh. chá (10 ml) de semente de cominho
- 4 pimentas malaguetas secas e partidas ou como quizer
- 1 abacaxi grande maduro, descascado, sem o coentro e cortado em cubos de 1,25 cm
- ½ colh. de chá (2 ml) de canela em pó
- ½ colh. de chá ( 2 ml) de cravo em pó
- 2/3 xic. (165 ml) de açúcar mascavo
- 1/3 xic. (85 ml) de uvas-passas
Aqueça o ghi em uma panela com capacidade para ½ litro, em fogo médio até ficar quente, mas sem esfumaçar. Refogue as sementes de cominho no ghi quente até ficarem escuras. Adcione as pimentas e cozinhe até dourarem. Acrescente os pedaços de abacaxi, a canela em pó e o cravo. Ferva o molho, mexendo ocasionalmente, em fogo médio, até o abacaxi ficar macio e o suco evaporar. Mexa constantemente na medida que o preparo for terminando.
Quando evaporar todo o líquido e o abacaxi começar a grudar no fundo da panela, acrescente o açúcar e as uvas-passas e cozinhe até engrossar e ficar com aparência de geléia. Sirva à temperatura ambiente.
Shakti Yoga JF
AHIMSÃ,SATYA,ASTEYA,BRAHMACARYA E APARIGRAHA.
AHIMSÃ- esta palavra tem seu significado de não violência,não falamos aqui sómente em violência fisica,mas em sentido mais amplo,como por exemplo praticarmos a gentileza,consideração,respeito,cuidar com zelo das pessoas e de nós mesmos.
SATYA- significa dizer a verdade,sabendo que esta não é muito aceita ,devendo ter o cuidado do que dizer e como dizer,pois, se vier a surtir um efeito negativo para alguém,então é melhor não dizer nada,porém,o grande épico indiano MAHÃBHÃRATA diz: DIGA A VERDADE QUE É AGRADÁVEL,NÃO DIGA VERDADES DESAGRADÁVEIS.
NÃO MINTA,MESMO QUE AS MENTIRAS AGRADEM AOS OUVIDOS,esta é a LEI ETERNA.
ASTEYA- não roubar,não tomar por seu aquilo que não te pertence,em todos os sentidos,não roubar sonhos,esperança,confiança, tentando tirar vantagens disso.
BRAHMACARYA- abstinência,relacionado á atividade sexual,no sentido de não desperdiçar energia com sexo desregrado,respeitando e vivendo com a família mantendo um comportamento responsável.
APARIGRAHA-não aceitar presentes,se você já recebe pelo que faz,seria aproveitar-se da situação.
Em nosso próximo encontro trataremos aqui dos 5 NYAMAS.
YAMA e NYAMA tratam da nossa atitude ética em relação aos outros e a nós mesmos.
Para começarmos na jornada da yoga é preciso seguir cinco padrões comportamentais e atitudes em relação aos que estão a nossa volta,e em relação a nós mesmos,desta maneira aprendemos a desenvolver controle sobre nossas ações com o mundo externo (yama),como interagimos com as pessoas e como lidamos com nosso mundo interno,nossos problemas pessoais (nyama).
Estes preceitos éticos estarão sempre presentes,do inicio ao fim da jornada iogue,pois a realização espiritual de uma pessoa se revelará na maneira como ela age e interage com seus semelhantes e consigo mesmo.
Yama e Nyama são os 2 primeiros membros ou pétalas da yoga,ambas podem ter muitos significados,yama pode significar " disciplina" ou "atitude",assim como nyama.
Porém chegamos na yoga através do terceiro membro,ÀSANA, que é o trabalho do corpo fisico,através de posturas e movimento.